• Comunicação CVB

CÂNCER DE MAMA


A Cruz Vermelha de Chapecó realizou no dia 19 de outubro o primeiro chá rosa das mulheres voluntárias. O Chá contou com a presença da Xyka, a personagem oficial do projeto, ao qual consiste na fabricação de máscaras, turbantes e lenços para as mulheres e crianças que são diagnosticadas com câncer, passam pelo processo da quimioterapia e radioterapia, também contou com a presença do Dr. André Moreno que ministrou a palestra sobre o assunto e as maneiras de identificação e proteção do câncer.


O tratamento é feito com auxílio médico Requer um diagnóstico médico Sempre requer exames laboratoriais ou de imagem em situações criticas necessita de atendimento de emergência, o câncer de mama pode ocorrer em mulheres e, raramente, em homens. Os sintomas do câncer de mama incluem um nódulo na mama, secreção com sangue pelo mamilo e mudanças na forma ou textura do mamilo ou da mama. O tratamento depende da fase do câncer e pode envolver quimioterapia, radioterapia até cirurgia, e o melhor conselho á a prevenção com os exames e o autoexame.


O PROJETO: ‘’Xyka, este e o nome dado ao projeto que homenageia a Solange Fátima Kirschner, com Nikename - apelido carinhoso de Xyka, a qual passou pelo diagnostico de câncer da mama, lutou, saindo vitoriosa e se tornou um exemplo de luta e amor pela vida. pelas palavras de MARTA LAURA KLAUS, que conheceu a luta de Solange, e hoje é marcada pela carinho que sentem à estas mulheres que passam pelo mesmo diagnóstico, a forte e marcante aparência pela qual o tratamento expõem essas pessoas mexeu com o seus sentimentos da mentora do projeto, da Xyka’’     

OBJETIVO: O objetivo deste projeto é proporcionar o bem estar e autoestima dos pacientes oncológicos, sabemos como o câncer provoca uma ruptura na vida, tanto do paciente como dos familiares. Este trabalho é uma forma de amenizar um   pouco esta rotina de estresse, do medo, da insegurança de cada ser humano que esteja passando pelo diagnóstico e tratamento, estimular a auto estima do paciente,  através das máscaras, lenços e turbantes coloridos. A alegria, a beleza das cores e com desenhos  divertidos e diversos, preenchendo uma lacuna de um vazio e sofrimento criado no vasto e amplo desgaste emocional de cada pessoa.

IMPACTO: Proporcionar a melhora da auto estima de cada um dos pacientes, o material será uma forma de proteger-se, já que sua imunidade encontra-se baixa por estar passando pela quimioterapia  e radioterapia. A confecção e distribuição de máscaras protetoras, em tecidos Tricoline / TNT e outros, coloridas (Poá,  floral, super-heróis, fadas, duendes...), lenços e turbantes.

Inicialmente as entidades atendidas serão: Associação Hospitalar Lenoir Vargas Ferreira HRO - Hospital Regional do Oeste,  Hospital Materno Infantil e Rede Feminina   de Combate ao Câncer de Chapecó, e Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste, com atuação nos atendimentos a pacientes de várias cidades do estado de Santa Catarina.


Patrocinadores e Apoiadores

Fotos evento:


Confira mais sobre o projeto em cruzvermelhachapeco.org.br/xyka ou pelo 3323-1503




0 visualização

Direitos

© 2014 - 2019 Cruz Vermelha Chapecó

Ligue:

49-3323-1503

Endereço: 

Rua: Santos Dumont Nº 1091 | Bairro São Cristóvão - CEP: 89.803-350 Chapecó/SC
E-mail - cruzvermelhachapeco@gmail.com

Vanderlei

Redes Sociais